Há várias cantigas que você aprende através de outras pessoas e, por causa disto, as cantigas vão se modificando por gerações e também por regiões no mesmo país. Um exemplo é a cantiga que intitulei de "Borboleta Cansada".
Essa cantiga eu aprendi através das professoras dos Centros de Educação Infantil em que trabalhei. Eu nunca achei o seu compositor, e na internet encontrei vários blogs e vídeos em que ela é cantada de várias formas até mesmo utilizando da melodia de outras cantigas. Porém, de todas que eu ouvi ou li nenhuma era como eu aprendi, então vim compartilhar com vocês o meu jeito de cantar e algumas dicas de como trabalhar essa cantiga com as crianças.
Vamos lá?!
A cantiga fala sobre uma borboleta que está cansada e deita em um galho até que então acaba adormecendo... Se você parar pra pensar, quando você está cansado ou está na hora de dormir, você gosta que tudo ao seu redor seja calmo e relaxantes. Por isso, eu pensei em passar esse relaxamento e calmaria na cantiga.
Pensando assim, num ritmo calmo e relaxante, uma dica é cantá-la no começo das aulas ou no final das aulas, quando as crianças estão bem agitadas. Minha estratégia é pedir para as crianças deitarem e descansarem e ainda então começo a cantar.
Outra dica é apresentar o animal borboleta, falando sobre suas curiosidades e, fazer a escuta desta cantiga ou até mesmo cantá-la com as crianças.
Como a borboleta é um bicho que tem diversas cores, uma ideia é trabalhar as cores exemplificando as borboletas e ao final ou durante o processo de aprendizagem cantar a cantiga com as crianças.
Se você gostou dessas ideias e ficou curioso para ouvir a cantiga, segue abaixo o vídeo que está no meu Canal no Youtube. Aproveite também para se inscrever e ouvir os demais vídeos com outras cantigas. Não esqueça de deixar seu like !
(Abaixo do vídeo segue a letra para você poder cantar junto comigo)
BORBOLETA CANSADA
A borboleta estava tão cansada, mas tão cansada que resolveu
Deitar num galho e ficar bem quietinha, mas tão quietinha que adormeceu
No meio da floresta havia uma coruja
E nas noites de lua ouviam-se os seus gritos
Itu, itu, itu, itu, itu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário